14 de janeiro de 2011

Plágio ou simples referência e/ou inspiração?

Ultimamente muito tem se discutido a respeito dos "possíveis plágios" do Lifehouse, gravados pela banda de rock gaúcha Reação em Cadeia no seu mais recente álbum Enfim Dezembro. As músicas em questão são: Quando a Chuva Cai (Whatever It Takes) e Outra Vez o Amor (Smoke & Mirrors).

Quando questionado sobre isso via twitter, o vocalista acha engraçado e comenta: 


O interessante é que lendo sobre o assunto vi que existe questinamento sobre a mesma banda ter "possívelmente plagiado" outras músicas de outras bandas não só do Lifehouse. No caso de Quando a Chuva Cai  parece que misturam trechos de Whatever It Takes com  Let Me Be Myself do 3 Doors Down.

Muitos dizem que isso é apenas uma referência, uma inspiração, eu particularmente acho uma sacanagem e falta de respeito com músicos que passaram um tempão criando seu material pra vir uma banda e simplesmente "usar" isso assim.

É por isso que cada vez mais o cenário musical fica restrito a músicos de talento de verdade, isso é fato, talento é algo que ou você tem ou não tem e a falta de criatividade está em alta pelo jeito.

Ao meu ver músicos que agem assim, devem pensar, pra que compôr uma melodia, vamos é pegar uma material pronto de umas bandas não muito conhecidas e é só jogar uma letra em cima e pronto em outras pra não dar muito na cara a gente mistura um som de uma banda aqui de outra ali e os otários dos nossos fãs nem vão notar.

Plágio é um assunto difícil de discutir, tem muitas variáveis, mas enfim, essa é a minha opinião a respeito e acredito que de muitas outras pessoas fãs ou não de Lifehouse, que se ouvirem as músicas poderão tirar suas próprias conclusões.

Pra quem quiser saber um pouquinho mais sobre o assunto tão controverso vale a pena ouvir o Podcast Microfonia 21 - Ctrl+C Ctrl+V: Plágios na música (que a querida Pearl me encaminhou) onde o assunto é abordado de uma forma divertida e da pra tirar algumas dúvidas.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Sigrid disse...

Realmente as musicas são muito parecidas,o que provavelmente se devem pelo fato de que os integrantes da banda são muito fãs de Lifehouse. Mas conhecendo toda a trajetória e o trabalho da Reação em Cadeia tenho certeza de que o que não falta ali é talento.Sem contar que melodias a parte , as musicas têm letras incríveis e de autoria da banda.
Eu sou muito fã de Lifehouse e de Reação em Cadeia, e acho essas músicas simplesmente incríveis.
Bjs

Unknown disse...

CARA ACHEI REVOLTANTE OS CARAS PLAGIAREM DESSE JEITO E NEM DAREM OS DEVIDOS CREDITOS..UFFF