Ultimamente muito tem se discutido a respeito dos "possíveis plágios" do Lifehouse, gravados pela banda de rock gaúcha Reação em Cadeia no seu mais recente álbum Enfim Dezembro. As músicas em questão são: Quando a Chuva Cai (Whatever It Takes) e Outra Vez o Amor (Smoke & Mirrors).
Quando questionado sobre isso via twitter, o vocalista acha engraçado e comenta:
O interessante é que lendo sobre o assunto vi que existe questinamento sobre a mesma banda ter "possívelmente plagiado" outras músicas de outras bandas não só do Lifehouse. No caso de Quando a Chuva Cai parece que misturam trechos de Whatever It Takes com Let Me Be Myself do 3 Doors Down.
Muitos dizem que isso é apenas uma referência, uma inspiração, eu particularmente acho uma sacanagem e falta de respeito com músicos que passaram um tempão criando seu material pra vir uma banda e simplesmente "usar" isso assim.
É por isso que cada vez mais o cenário musical fica restrito a músicos de talento de verdade, isso é fato, talento é algo que ou você tem ou não tem e a falta de criatividade está em alta pelo jeito.
Ao meu ver músicos que agem assim, devem pensar, pra que compôr uma melodia, vamos é pegar uma material pronto de umas bandas não muito conhecidas e é só jogar uma letra em cima e pronto em outras pra não dar muito na cara a gente mistura um som de uma banda aqui de outra ali e os otários dos nossos fãs nem vão notar.
Plágio é um assunto difícil de discutir, tem muitas variáveis, mas enfim, essa é a minha opinião a respeito e acredito que de muitas outras pessoas fãs ou não de Lifehouse, que se ouvirem as músicas poderão tirar suas próprias conclusões.
Pra quem quiser saber um pouquinho mais sobre o assunto tão controverso vale a pena ouvir o Podcast Microfonia 21 - Ctrl+C Ctrl+V: Plágios na música (que a querida Pearl me encaminhou) onde o assunto é abordado de uma forma divertida e da pra tirar algumas dúvidas.